Skip to content
Menu

INSÔNIA… ATENÇÃO AO SINTOMA

Hoje como seu pastor quero falar sobre a insônia ou o distúrbio do sono como é chamada. Este distúrbio prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda de permanecer dormindo toda a noite. Quem sofre de insônia geralmente já começa o dia se sentindo cansada, com problemas de humor , falta de energia e sem desempenho às vezes na concentração.
A insônia pode acarretar na mente diversos danos tais como: estresse (manter a mente ativa de forma acelerada), o comprometimento dos neurotransmissores responsáveis pelo humor e equilíbrio do bem estar (serotonina, dopamina e noradrenalina) e pela ação da vigilância, bem estar, impulsos e sono. O desequilíbrio dos neurotransmissores geram na mente os sentimentos de desconforto, nervosismo resultando na maioria das vezes os chamados transtornos delirantes (delírios com mania de perseguição). A depressão é outro sintoma que a insônia produz e vice-versa. A depressão é uma patologia acompanhada de um sentimento de derrota, tristeza, medo e angústia. Daí entendemos que todos nós devemos respeitar as sinalizações que o organismo começa a dar. Homens de Deus sofreram de depressão e de alguns sintomas: Moisés, Elias, Davi, Paulo, Jonas experimentaram a tristeza, o sentimento de fracasso, de desânimo e a todos eles Deus tratou. Hoje é necessário observamos muito de perto o que nosso organismo reproduz frente a tantas questões terríveis que temos vivido como a violência que nos rodeia refletindo notícias todos os dias das mais terríveis.
A insônia não deve fazer parte da vida de ninguém, além da ação divina existe um tratamento que cada um precisa buscar para não adoecer. Deus é nosso refúgio e fortaleza e junto com a ajuda de Deus, existe nossa ação para vencermos as questões que inquietam.

Pr. Carlos Henrique

Outros conteúdos

Pular para o conteúdo