Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.
Neemias 8:9b
O povo cristão passa por uma terrível crise. Temos visto acontecer o que Paulo disse a Timóteo que nos últimos dias aconteceriam. Temos presenciado um momento de frieza, abandono da fé, desrespeito para com tudo que é de Deus e com isso um desmoronamento da família e dos alicerces da moralidade. «O muro caiu, as portas foram queimadas e todos estamos vulneráveis» (essas foram as palavras dos visitantes do palácio onde Neemias estava e parece que é mais ou menos isso que passamos na atualidade).
Neemias se levantou e reconstruiu o muro, levou o povo a ter um momento de reconstruir a imagem como povo envergonhado e agora protegido novamente, porém, o mais importante foi o momento da reconstrução dos valores de Deus vivenciados quando começaram a ouvir a voz de Deus e experimentaram um total quebrantamento ao ponto de terem que ouvir de Neemias e dos levitas que aquele dia era de alegria, tudo isso porque havia um choro compulsivo e geral diante da Palavra de Deus. O povo temeu diante das verdades. O povo vivenciou um culto de seis horas ouvindo a voz de Deus. Será que não é isso que nos falta nestes dias? O povo ouve de todas as formas, participa de cultos, tem acesso a Bíblias, lê, ouve mas não «escuta». Aimpressão que se tem é que acostumamos simplesmente. Não há a vida da Bíblia na nossa própria vida. Estamos com a mente congelada enquanto povo de Deus. Há um namoro com o pecado e com o que é estranho aos olhos de Deus. O sentimento de pecador parece que se foi e por isso não lamentamos nossas misérias espirituais diante de Deus.
O povo segundo os relatos de Neemias 9:1-3, passa por três momentos tremendos diante da gratidão que sentiam pós a restauração dos muros de proteção: Eles começaram a busca da santificação separando-se dos estranhos, ou seja, entenderam que santificação é separação de tudo aquilo que os contaminavam; em seguida, confessaram os seus pecados durante três horas; e buscaram à Palavra de Deus numa total adoração e isso levou seis horas.
Hoje a conclusão que tenho: Falta temor de Deus! As postagens nas redes sociais, o testemunho de alguns na sociedade, o número de adultérios e divórcios envolvendo àqueles que conhecem a Palavra de Deus, o linguajar cheios de muitas palavras obscenas, a fofoca e disse me disse muitas vezes sem fundamentação na verdade me leva a dizer com todas as letras: Misericórdia Senhor, falta temor!
Seu pastor Carlos Henrique