Skip to content
Menu

O ADOECIMENTO DA MENTE

Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. 1 Reis 19:4

Esse é um dos textos bíblicos clássicos para tratarmos o desgaste emocional de uma pessoa. Elias foi marcado pelas conquistas ministeriais. Desafiou lideranças opostas, jejuou, orou, venceu e mostrou que Seu Deus era o Verdadeiro. Porém, isso não o impediu de viver um momento de medo, de pânico e de fuga. Ele por algum momento foi acometido por um adoecimento da mente. O crente também pode viver um momento assim e por quê? Porque é humano, a mente adoece por acúmulos de informações, por cansaço ou esgotamento, por situações traumáticas.
A mente humana precisa ser cuidada tanto quanto cuidamos da aparência, do organismo e do corpo de forma geral. Devemos evitar acumular informações e muitas vezes até mesmo os noticiários acumulados de sensacionalismo como alguns programas de tv. Nossas trocas de conversas ou diálogos devem ser mais recheados de coisas positivas, de mais sorrisos e menos lágrimas e trocas pessimistas. Procure olhar mais para o que Deus é e tem feito a seu favor e fale menos de assuntos que não acrescentarão a você um bem estar. Há pessoas que só sabem conversar de duas coisas: Sobre a vida alheia ou sobre as tragédias que o cerca. Fuja destes, não trará nenhum bem estar a sua vida.
O adoecimento da mente na atualidade tem sido marcado pelo TAG (transtorno de ansiedade generalizada) em que a pessoa se sente sempre preocupada com o que virá ou com as muitas preocupações que muitas vezes nem são tão reais. Síndrome de pânico em que a pessoa se vê ameaçada e se fecha para o mundo externo e a depressão que gera uma tristeza seguido de angústia e uma profunda dor da alma.
O que cada um de nós deve fazer? Buscar a presença de Deus, nutrir-se da Palavra de Deus e se envolver nas promessas de cuidado que o Senhor traz para cada um de nós em todos os momentos. Orar e buscar ser feliz. Investir tempo com as coisas do Senhor e ser útil para os outros ocupando assim a mente. Que tal uma reflexão em Lamentações 3:24-26

Pr. Carlos Henrique

Outros conteúdos

Pular para o conteúdo